“Na Água Monchique encaramos a inovação como um dos pilares fundamentais da nossa atuação”
- A inovação é um atributo que torna os produtos líderes distintivos. Mas fazê-la ser percecionada pelo consumidor é, por vezes, um desafio. Qual é o melhor caminho para atingir esse objetivo, proporcionando o upselling?
A inovação não pode ser reduzida a uma simples estratégia de marketing ou comercial. O seu valor é inegavelmente superior e deve ser encarada como um fator estruturante da missão e da estratégia das empresas, essencial ao seu crescimento, expansão e sobrevivência. Na Água Monchique, encaramos a inovação como um dos pilares fundamentais da nossa atuação, um valor inquestionável do qual não abdicamos. A nossa estratégia de comunicação com os consumidores assume diversas formas e utiliza inúmeras ferramentas, onde a proximidade é um fator crítico de sucesso. A seleção dos canais de comunicação adequados ao público-alvo, a presença em eventos diversificados e alinhados com a nossa forma de ser e de estar, que proporcionam o contacto e a experiência com os nossos produtos, a transparência e autenticidade na comunicação, o compromisso contínuo com a inovação… são fatores essenciais neste caminho para o sucesso.
- Mais importante do que ser inovador é ter um produto/marca com uma boa perceção de inovação? Qual é afinal o atributo chave na comercialização de um produto?
Nesta busca do consumidor por marcas e produtos autênticos e verdadeiros, é fundamental que a perceção seja efetivamente acompanhada pela realidade. O alinhamento destas duas variáveis é estrutural para a consolidação da imagem que o consumidor constrói sobre um determinado produto e ou marca.
Nesta lógica, é realmente importante conseguirmos transmitir de forma clara e objetiva para nossos consumidores os atributos que nossa gama de produtos encerra, sendo a inovação um dos mais significativos.
No entanto, é essencial que a perceção do consumidor corresponda à realidade. O parecer é importante, mas a essência é crucial na atuação de uma empresa como a Monchique, que preza a autenticidade e a transparência na relação com os consumidores, seja para comunicar inovação ou qualquer outra característica.
Os consumidores, cada vez mais informados, optam por um consumo consciente, responsável e com propósito. Frequentemente, no período que antecede a compra, pesquisam, procuram informação, validam dados para comprovar se aquele produto está efetivamente alinhado com as suas expetativas, se é pertinente para as suas necessidades e se se enquadra na sua forma e estilo de vida.
Não considero que haja um atributo chave. Penso que é um conjunto de atributos que valorizam o produto, colocando-o no top of mind dos consumidores e tornando-o da relevante e imprescindível no momento da compra. Deste conjunto faz parte o posicionamento, a notoriedade e reconhecimento, o produto, a estratégia comercial e de comunicação, o preço, mas a sua qualidade é, sem dúvida, um fator incontornável.
- Qual a proposta de valor trazida pelo vosso produto? Em que vem reforçar o vosso portfólio? Em que se diferencia face a outros produtos análogos que existem/possam existir no mercado?
O Spray de Água Termal Alcalina Monchique permite-nos associar inovação ao bem-estar. Com este produto alargamos a nossa presença no mercado, entrando na área da dermocosmética, uma ambição há muito sentida, e que nos permitiu reforçar a notoriedade e a imagem da marca-mãe, através da criação de novas associações. O principal fator distintivo é a composição físico química da nossa Água e o seu pH único em Portugal – 9,5 –. É também o primeiro spray de água termal alcalina portuguesa a chegar ao mercado. Estes são para nós os dois principais atributos diferenciadores em relação a outros produtos já existentes no mercado. Ideal para toda a família, o Spray pode ser utilizado em qualquer posição (360º) e, graças à utilização da tecnologia ‘bag on valve’, permite uma pulverização contínua e com aproveitamento até à última gota (99,9%).
A Monchique Natura é uma inovação em Portugal. É a primeira e única garrafa portuguesa totalmente produzida a partir de outras garrafas e onde a utilização de rótulos foi substituído pela gravação em relevo na própria garrafa, minimizando ainda mais o impacto no meio ambiente, um exemplo de uma verdadeira economia circular. Esta nova embalagem vem no seguimento da nossa estratégia de fazer chegar a nossa Água aos consumidores com o menor impacto possível no planeta, sem comprometer o nosso propósito principal: proteger a qualidade e as características físico-químicas únicas da nossa Monchique.
- A vossa marca foi eleita Produto do Ano porque…?
Somos um produto verdadeiramente único, caracterizado pela excelência e qualidade superior. Além disso, destacamo-nos pela inovação, sustentabilidade, responsabilidade social, e o orgulho de ser 100% português. Estas características fundamentais definem a nossa identidade.
Henrique Prucha
Diretor Comercial e de Marketing
Água Monchique
Água Monchique Natura e Spray Água Termal Monchique eleitos Produtos do Ano 2024!