“Há muito tempo que na Saint-Gobain colocamos um grande foco na Investigação & Desenvolvimento” – Weber
A inovação é um atributo que torna os produtos líderes distintivos. Mas fazê-la ser percecionada pelo consumidor é, por vezes, um desafio. Qual é o melhor caminho para atingir esse objetivo, proporcionando o upselling?
Na Saint-Gobain Portugal apostamos fortemente na inovação, sendo esta um dos pilares fundamentais na nossa estratégia. Esta aposta permite-nos oferecer aos nossos clientes soluções de valor acrescentado para a indústria da construção.
Neste sentido, desde 2020 temos trabalhado na integração das várias atividades das nossas marcas comerciais – Isover, Placo® e Weber – que se complementam no setor da construção e que nos permitiram passar a oferecer muito mais soluções de valor acrescentado para o mesmo cliente, crescendo em termos de faturação e passando a ser um fornecedor cada vez mais relevante.
De referir que é a partir de Portugal que sai muita da inovação da Saint-Gobain para o mundo. Possuímos um Centro de Inovação e Desenvolvimento, em Aveiro, que se dedica ao desenvolvimento de novos materiais e soluções para as áreas da construção e da reabilitação, destinados a melhorar a qualidade dos edifícios e o conforto dos seus utilizadores. Este laboratório foi reconhecido como centro de investigação e desenvolvimento de referência, pelo Ministério francês, devido ao seu trabalho desenvolvido na área, reconhecimento válido até 2025.
Por sua vez, a nossa colaboração com parceiros e universidades, reforça a nossa posição e aposta no desenvolvimento de soluções inovadoras e isso é percecionado pelo mercado.
Mais importante do que ser inovador é ter um produto/marca com uma boa perceção de inovação? Qual é afinal o atributo chave na comercialização de um produto?
Diria que ambos são importantes. Na Saint-Gobain temos trabalhado nos nossos pilares de sustentabilidade e inovação junto de cada perfil dos nossos consumidores, estando a empresa com uma imagem cada vez mais consolidada a este nível. Prova disso, é que fomos nomeados pelo 9º ano consecutivo como Derwent Top 100 Global Innovator ™ 2020 pela Clarivate Analytics, que determina o ranking global das empresas mais inovadoras.
No que diz respeito aos atributos chave na comercialização de produtos, acreditamos que é fundamental investir continuamente no desenvolvimento de soluções inovadoras, garantindo qualidade na produção e comercialização, para oferecer produtos com uma qualidade superior ao setor.
Neste sentido, há muito tempo que na Saint-Gobain colocamos um grande foco na Investigação & Desenvolvimento trabalhando diariamente para acompanhar as tendências e oferecer ao mercado soluções inovadoras e com foco na sustentabilidade.
Por outro lado, temos consciência da necessidade de combater a falta de mão-de-obra e, por isso, estamos também focados na aposta da industrialização do setor. Prova disso é o serviço mecanizado de aplicação de pavimentos weberfloor pump.
Qual a proposta de valor trazida pelo vosso produto? Em que vem reforçar o vosso portfólio? Em que se diferencia face a outros produtos análogos que existem/possam existir no mercado?
A solução cimentícia, destinada à betumação em piscinas e áreas húmidas, caracteriza-se pela fácil aplicação e prestações melhoradas. O webercolor pastilha, baseado numa fórmula com tecnologia patenteada, foi desenvolvido pelo laboratório da Saint-Gobain Portugal em Aveiro, em parceria com institutos e universidades associadas. Esta inovação elimina fenómenos de expansão em água que, ao longo do tempo, se traduzem em patologias de fissuração e degradação da junta.
A solução é ainda dotada de uma elevada vitrificação superficial que diminui acentuadamente o desgaste por abrasão, mantendo o seu aspeto inicial.
A vossa marca foi eleita Produto do Ano porque…?
O webercolor pastilha foi eleito produto do ano porque é um produto inovador que vem completar a oferta da Weber para piscinas. Esta solução caracteriza-se pelos atributos diferenciadores já mencionados e, sobretudo, por ser uma solução dotada de uma elevada vitrificação superficial que diminui acentuadamente o desgaste por abrasão, mantendo o seu aspeto inicial.
É um motivo enorme de orgulho e satisfação receber este prémio associado à inovação. Além do carácter inovador que atribui ao webercolor pastilha, reforça a nossa aposta no desenvolvimento de produtos únicos no mercado e dinamiza a nossa relação com os nossos clientes.
Webercolor Pastilha foi eleita Produto do Ano 2024 “Betume para Juntas”