“Existem múltiplos fatores que influenciam o sucesso de um produto” – Unilever

“Existem múltiplos fatores que influenciam o sucesso de um produto” – Unilever

A inovação é um atributo que torna dos produtos líderes distintivos. Mas fazê-la ser perpecionada pelo consumidor é, por vezes, um desafio. Qual é o melhor caminho para atingir esse objetivo, proporcionando o upselling?


O primeiro passo para garantir um produto de sucesso é criar algo que dê resposta a uma necessidade real e atual dos nossos consumidores. No entanto, isso por si só não é suficiente. O sucesso da inovação reside também em que o benefício trazido por esse produto seja completamente percecionado pelo consumidor. Só assim é que a superioridade e diferenciação do nosso produto se tornará real.
Outro fator muito importante é fazer chegar essa inovação ao consumidor quer via comunicação, quer via execuçao de loja (seja ela real ou virtual). Apostar numa mensagem clara e sucinta no que toca à diferenciação do produto, trabalhando sempre a consistência da mesma nas diversas formas de comunicar, below e above the line, permite tornar real essa superioridade técnica em superioridade geral de produto.

 

Mais importante do que ser inovador é ter um produto/marca com uma boa percepção de inovação? Qual é afinal o atributo chave na comercialização de um produto?


Existem múltiplos fatores que influenciam o sucesso de um produto. Em cima já identificámos que inovação, a performance técnica, a comunicação e a execução são fundamentais para se atingir esse sucesso. No entanto tudo isto não vive isolado daquilo que é a força de marca. O poder de uma marca é algo muito importante e que ajuda muito na comercialização dos produtos e no que diz respeito à experimentação dos mesmos. No entanto, essa força de marca não é algo estanque. Se continuamente não se entregar produtos de qualidade que resolvam os pain points dos consumidores, esses produtos deixam rapidamente de vender e delapidam a tal força de marca a longo prazo.
 

Qual a proposta de valor trazida pelo vosso produto? Em que vem reforçar o vosso portfólio? Em que se diferencia face a outros produtos análogos que existem/possam existir no mercado?


Um abrasivo que permite uma limpeza diária da casa de banho sem esforço.
Este abrasivo diferencia-se não só da concorrência, como do nosso atual portfolio pelo seu formato disruptivo. O facto de ser um abrasivo em spray e ter uma pistola com uma tecnologia que permite o uso ao contrário,  torna o produto mais conveniente e de fácil utilização. Com uma espuma que adere mais facilmente às superficies e com uma fórmula que elimina de forma mais eficaz os germes em zonas mais difíceis de alcançar, este produto oferece um misto de eficácia e conveniência que os consumidores procuram neste tipo de utilização.
 

A vossa marca foi eleita Produto do Ano porque…?


Vem dar resposta a uma necessidade dos nossos consumidores trazendo-lhes mais eficácia e qualidade de limpeza, e acima de tudo, com um modo de utilização mais ergonómico, simplificando uma tarefa que tipicamente as pessoas não gostam de fazer.

Domestos Power Foam foi eleito Produto do Ano 2024 na categoria “Abrasivos Sanitários”.

Catarina Cunha

Category Leader Home & Hygiene

Unilever