“A nossa marca foi eleita Produto do Ano pela confiança e boa experiência dos consumidores” – ZzzQuil Natura

“A nossa marca foi eleita Produto do Ano pela confiança e boa experiência dos consumidores” – ZzzQuil Natura

  1. A inovação é um atributo que torna dos produtos líderes distintivos. Mas fazê-la ser percecionada pelo consumidor é, por vezes, um desafio. Qual é o melhor caminho para atingir esse objetivo, proporcionando o upselling?

De facto, a procura por produtos e fórmulas inovadoras, que respondam verdadeiramente às necessidades dos consumidores é uma constante para as equipas da Procter & Gamble. Temos equipas de investigação focadas no desenvolvimento de inovação superior e com sentido e, embora este trabalho aconteça nos nossos laboratórios, começa muito antes, na análise e compreensão das necessidades, gostos e formas de melhorar o bem-estar dos consumidores.

É este conhecimento e foco nas pessoas, que nos permite, por um lado, adequar a nossa oferta ao que as pessoas realmente procuram e por outro lado, comunicar eficazmente com elas. Assim, de forma muito resumida, destacaria a investigação e inovação de produto em resposta às necessidades dos consumidores, complementada com uma comunicação eficaz.

 

  1.  Mais importante do que ser inovador é ter um produto/marca com uma boa perceção de inovação? Qual é afinal o atributo chave na comercialização de um produto?

Tão importante como ter um produto/marca inovador é ter um produto/marca com uma boa perceção de inovação. Em primeiro lugar, é a qualidade e a superioridade de um produto que vai determinar esta perceção e que cria um sentimento de confiança na marca.  Este é o ponto de partida e o atributo chave.

Paralelamente, um bom plano marketing e comunicação são fundamentais para mostrar esta diferenciação, que envolve investigação, comunicação e distribuição, estrategicamente desenhados com o consumidor no centro, de forma a garantir que o consumidor pode confiar na marca, que a reconhece e que a encontra com facilidade – seja nas farmácias/parafarmácias ou através dos canais online.

No caso de ZzzQuil, trabalhamos várias ferramentas de comunicação, nomeadamente a ferramenta de media, em que os nossos conteúdos se destacam pela vertente leve e positiva ao comunicar uma solução para “problemas de sono”, e a ferramenta de experimentação, através de ações de sampling, que permitem que o consumidor passe da fase de perceção à experiência, com resultados muito positivos.

 

  1. Qual a proposta de valor trazida pelo vosso produto? Em que vem reforçar o vosso portfólio? Em que se diferencia face a outros produtos análogos que existem/possam existir no mercado?

ZzzQuil Manga Banana é um suplemento alimentar com melatonina, vitamina B6 e extratos de plantas para ajudar a adormecer rapidamente e de forma natural, inovando com um sabor tropical e disruptivo no mercado atual. Sabemos que os consumidores adoram as gomas ZzzQuil pelo sabor, por dormirem bem e por acordarem revigorados (segundo estudos pós-lançamento em França e Itália), e o objetivo deste lançamento foi reforçar o nosso portfólio, dando aos consumidores uma nova opção de sabor para que possam escolher o que mais gostam para uma boa noite de sono, mantendo a dose de melatonina necessária para ajudar a adormecer rapidamente.

 

  1. A vossa marca foi eleita Produto do Ano porque…?

ZzzQuil foi a marca pioneira em gomas para o Sono e veio trazer uma comunicação leve e divertida, com o objetivo de acabar com o estigma à volta de “problemas de sono”. O Natural é dormir bem e o nosso objetivo é que isto seja uma realidade para os Portugueses, ajudando-os a ter rotinas de sono saudáveis. A nossa marca foi eleita Produto do Ano pela confiança e boa experiência dos consumidores, dormindo bem, agora com um sabor inovador e tropical a Manga e Banana.

 

Marta Nogueira

Brand & Trade Marketing Manager

ZzzQuil – P&G Portugal

 

ZzzQuil Natura Manga Banana foi eleita Produto do Ano 2024, na categoria “Suplemento de Descanso“.

 

 

ZzzQuil® Natura Manga e Banana, gomas com 1 mg de melatonina, é um suplemento alimentar. A melatonina contribui para reduzir o tempo necessário para adormecer. O efeito benéfico é obtido consumindo 1 mg de melatonina ao deitar. Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado e de um modo de vida saudável.

Estudos pós-lançamento de ZzzQuil IT & FR, Jun’20 e Jun’21; Média de IT e FR em comparação com outros 2 principais concorrentes. Com base na diferença relativa entre a classificação do uso de ZzzQuil e a classificação do uso de outros suplementos alimentares mais vendidos. Estes resultados são tendências.