Yoga – Porquê e como ajuda a ter boa visão?

Yoga – Porquê e como ajuda a ter boa visão?

dicas da shamir

 

O yoga ajuda-te a ter uma boa visão. Trabalha regularmente os olhos com simples exercícios de yoga em casa, e em pouco tempo. Fica a saber mais!

 

Sabias que há exercícios de yoga que podem ajudar-te a ter uma melhor saúde ocular? São simples e rápidos, como revirar os olhos ou relaxar os olhos e a cara.

 

O yoga é um conceito que tem como objetivo o desenvolvimento físico e mental de quem o pratica. Envolve trabalhar posturas corporais, fazer exercícios de respiração, relaxamento e meditação.

 

Mas afinal como pode o yoga ajudar na saúde dos teus olhos?

 

Não é comum alguém se lembrar de exercitar os olhos. E, embora o yoga seja já bastante popular, também não é intuitivo associar o yoga à saúde ocular.

 

Há músculos que ligam o olho à sua órbita, para o ajudar a mover-se em diferentes direções. Quando lês ou passas muito tempo a olhar para ecrãs, por exemplo, acabas por desgastar estes músculos e sentes a vista cansada.

 

Uma das melhores formas de exercitar os olhos, e combater este cansaço visual, é através de exercícios de yoga. E porquê? Como já referi, o yoga está relacionado com técnicas de relaxamento, que trabalham o corpo e a mente, e os olhos não são exceção.

 

A boa notícia é que os exercícios de yoga para os olhos são bastante simples de executar. Podem (e devem) ser praticados por qualquer pessoa. Isto porque mesmo que não sofras de nenhuma doença ocular, uses ou não óculos, existem grandes possibilidades de teres a vista cansada. Por isso começa já a praticar, pela tua saúde!

 

Benefícios do yoga para os olhos


O quotidiano da maioria das pessoas acaba por ser muito exigente para os seus olhos. Passamos hoje em dia muito tempo de olhos postos no computador, no telemóvel, na televisão e/ou a ler. Todas estas ações diárias acabam por desgastar bastante os olhos. Para além disso, os músculos oculares acabam por não ser exercitados como deviam, o que prejudica a saúde ocular.

 

Problemas oculares associados ao avançar da idade, estão relacionados com a perda de flexibilidade dos músculos dos olhos. Ficam mais rígidos e tendem a fixar-se em padrões mais habituais, o que resulta numa maior dificuldade em ver bem a diferentes distâncias.

 

Como é um conceito baseado em relaxamento e concentração, o yoga traz variados benefícios para os olhos, tais como:

 

– Alivia a vista cansada pelo uso excessivo de dispositivos eletrónicos, fazendo com que os olhos fiquem mais relaxados;


– Exercita a musculatura ocular, evitando que os músculos fiquem mais rígidos e percam flexibilidade;


– Estimula a produção de fluído lacrimal, o que por sua vez promove a limpeza e lubrificação do globo ocular;


– Ajuda a evitar os olhos secos (produção insuficiente da lágrima, o que limita o desempenho dos olhos em tarefas quotidiano);


– Exercita a visão periférica, melhorando-a;


– Ajuda a superar alguns problemas de visão associados à miopia e à hipermetropia;


– Ajuda na Prevenção de doenças oculares.

 

Exercícios de yoga para os olhos


Há vários exercícios de yoga que podes fazer em qualquer lugar para ajudar-te a melhorar a tua condição visual. Não precisas de um instrutor nem de material.

 

Vais arranjar desculpas? Vê o que podes começar a fazer já.

 

1. Usar as palmas das mãos – Esfrega uma mão na outra, durante cerca de 15 segundos, até ficares com as mãos quentes. Coloca as mãos nos olhos, com as pontas dos dedos na testa, as palmas nas pálpebras e a parte inferior das mãos nas bochechas. Nunca toques diretamente nos olhos. Fecha os olhos, respira fundo e relaxa. Imagina a escuridão a ser absorvida pelos olhos e deixa-te levar por esta estimulação visual. Deixa ficar as mãos nos olhos durante alguns segundos, num máximo de cinco minutos. Quando quiseres parar, retira as mãos da cara, abrindo os olhos lentamente.


2. Revirar os olhos – Senta-te com as costas direitas e respira calmamente. Relaxa os olhos e a cara. Sem mover a cabeça, olha para cima. Devagar, rode os olhos de acordo com o sentido dos ponteiros do relógio. Foca-te em objetos perto de ti, fazendo movimentos delicados e fluidos. Repete o exercício três vezes. Depois faz o exercício revirando os olhos no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio.


3. Mudança de foco – Relaxa e respira confortavelmente. Segura um braço esticado à tua frente com o pulso solto e o polegar a apontar para cima. Foca-te no polegar. Com os olhos sempre fixados neste dedo, move o polegar lentamente em direção ao nariz, até que deixes de conseguir focar-te no dedo. Faz uma pausa, respirando uma ou duas vezes fundo. Depois retoma a posição do braço (antes de o teres esticado), mantendo-te focado no polegar. Repete o exercício até dez vezes.


4. Olhar para longe – Olha para longe. Se estiveres em casa, olha pela janela. Foca-te num objeto, mantendo a cara e os olhos relaxados. Respira fundo e altera o foco, concentrando-te noutro objeto distante. Vai alternando entre diferentes objetos distantes, fazendo pequenas pausas sempre que mudas de foco.

 

Todos nós submetemos os nossos olhos a diferentes tipos de tarefas ao longo do dia. Os olhos estão ligados a músculos e é preciso exercitá-los para que tenham o melhor desempenho possível. Estes exercícios são simples e podem ser praticados por qualquer pessoa, em qualquer momento do dia, e lugar. Por isso, se queres cuidar bem da tua saúde ocular, para além de consultar profissionais de saúde e usar lentes apropriadas (se for o caso), deves também praticar yoga para exercitar os teus olhos.

 

Okiatto Music Shamir Driver Intelligence foram eleitos Produto do Ano 2024 nas categorias de Armações e Lentes Oftálmicas.