Conheces todos os tipos de combustíveis renováveis?

Conheces todos os tipos de combustíveis renováveis?

Neutralidade carbónica em 2050: este é o objetivo fixado pela União Europeia a todos os Estados-membros e Portugal não é exceção.

Este plano de transição energética é transversal a todos os setores e a mobilidade sustentável é uma das metas a atingir. Até termos veículos movidos a energia 100% verde nas estradas, os biocombustíveis são um passo importante neste caminho rumo à descarbonização de um dos setores mais poluentes.

Queres saber mais sobre os biocombustíveis em Portugal?

 

Biocombustíveis em Portugal rumo à transição energética

 

Derivados da biomassa, os biocombustíveis podem ser de primeira geração – incluem cereais e culturas açucareiras e oleaginosas, por exemplo – ou avançados, produzidos a partir de resíduos alimentares, industriais ou de detritos. É neste grupo que se encontram:

• Os biocombustíveis de segunda geração, em que são usadas todas as formas de biomassa lignocelulósica, incluindo resíduos agrícolas e industriais;
• Os biocombustíveis de terceira geração, criados a partir de algas;
• Os biocombustíveis de quarta geração, que retiram dióxido de carbono da atmosfera, transformando depois esta biomassa em combustível a partir de técnicas de segunda geração. Além de serem renováveis, são considerados carbono-negativo.

 

Pronto para escolher combustíveis sustentáveis?


Com uma vasta oferta de biocombustíveis renováveis já disponíveis, está também nas mãos dos consumidores optar por estes produtos mais sustentáveis e amigos do ambiente. Ainda tens dúvidas sobre as suas vantagens? Recapitulemos algumas das mesmas:

Redução de emissões: produzidos a partir de fontes renováveis, os biocombustíveis reduzem a emissão de gases com efeito de estufa. Além disso, usam a mesma infraestrutura dos combustíveis fósseis e não exigem alterações nos motores automóveis;
Fortes investimentos em marcha: é um setor onde estão previstos investimentos superiores a 2 mil milhões de euros em Portugal, nos próximos anos, o que se traduz em mais e melhores produtos e, até, mais postos de trabalho nesta indústria;
Metas de incorporação em crescendo: o seu aumento pode acelerar e aproveitar todo o potencial da produção de biocombustíveis em Portugal, cumprindo mais cedo a meta da transição energética.

 

ECO Diesel (B15) da PRIO a pensar numa mobilidade mais sustentável, reduzindo até 18% as emissões de gases com efeito de estufa. Eleito Produto do Ano 2024, trata-se de um combustível inovador e ecológico que otimiza a performance das viaturas a diesel, já que o veículo faz mais quilómetros e tem maior eficiência na combustão. A sua fórmula tecnologicamente avançada permite maior lubricidade e reduz gastos com manutenções.


Tudo isto prova que os biocombustíveis em Portugal são uma solução pronta para impulsionar a sustentabilidade e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.