O DIA MUNDIAL DA TERRA ESTÁ MAIS AZUL: A PROTEÇÃO DO OCEANO COMO FOCO PARA DEZENAS DE ATIVIDADES NO PAÍS

O DIA MUNDIAL DA TERRA ESTÁ MAIS AZUL: A PROTEÇÃO DO OCEANO COMO FOCO PARA DEZENAS DE ATIVIDADES NO PAÍS

O OCEANO É A NOSSA TERRA

 

“O oceano é a nossa terra” volta a ser o mote para a celebração do Dia Mundial da Terra, que se celebra no dia 22 de abril, e no qual todas as organizações, entidades nacionais e sociedade civil são incentivados pela Fundação Oceano Azul a participar.

 

Sendo o oceano fundamental para a vida no planeta, entre os dias 15 e 24 de abril, mais de 70 organizações prepararam mais de 100 atividades, de norte a sul do país e ilhas, para sensibilizar, educar e despertar a curiosidade para a proteção deste que é o pulmão da Terra. Todas as atividades já registadas encontram-se disponíveis no site da Fundação Oceano Azul, facilitando assim o acesso, sendo ainda possível registar diariamente novas atividades. Para participar neste movimento de cidadania ativa, basta consultar as atividades disponíveis e contactar a entidade organizadora. 

 

A programação da iniciativa inclui diversas atividades educativas e de literacia; concursos, desafios, quizzes ou jogos; aulas de surf; cursos e workshops; exposições e exibições artísticas; limpezas de praia, margens de rios e subaquáticas; palestras, seminários e conferências.

 

Durante dez dias, a iniciativa “O oceano é a nossa terra” pretende demonstrar que é possível combater e resolver os problemas atuais que o oceano enfrenta ao unir, numa celebração conjunta, organizações que atuam na área da conservação do oceano, sensibilizando a sociedade para a importância do oceano no equilíbrio planetário. 

 

Desde 2020 que a Fundação Oceano Azul apoia esta semana de atividades focadas no oceano para celebrar o Dia Mundial da Terra. No total, nas quatro edições anteriores, foram realizadas mais de 500 atividades preparadas por cerca de 150 organizações.

 

O Dia Mundial da Terra é assinalado todos os anos em 193 países, revelando a crescente consciencialização em relação à necessidade de proteger o oceano e o planeta.