“As câmaras Arlo funcionam no portefólio da Securitas Direct como um complemento aos sistemas de alarmes que desenvolvemos”
1. A definição de inovação é hoje mais lata face a um passado recente? A inovação ainda é uma importante alavanca de venda?
Sim, a realidade é que o termo “inovação” é cada vez mais abrangente. Quando no passado falávamos de inovação talvez pensássemos em situações relacionadas com o desenvolvimento de áreas distantes do dia a dia das pessoas. Atualmente, a inovação é algo que está ao alcance de qualquer um, é um novo telemóvel ou uma nova câmara de segurança capaz de permitir a identificação de pessoas ou animais. A inovação é hoje algo com que as pessoas convivem de forma constante e um termo cada vez mais alargado. É, por isso, inegável que a inovação continua a ser um fator importante na venda dos nossos serviços e dos nossos produtos. Por esse mesmo motivo, temos apostado e planeamos continuar a apostar na inovação. Inclusivamente, temos uma equipa própria de I+D com 600 engenheiros e investimos mais de 200 milhões de euros nos últimos cinco anos em tecnologia. Estes valores permitem que não só trabalhemos na conceção e desenvolvimento de novos produtos, como também na melhoria da instalação e da manutenção dos sistemas, no serviço ao cliente e na interação com o seu alarme através da aplicação e, claro, no fornecimento de mais inteligência ao serviço de monitorização de alarmes 24/7 pelos nossos operadores. O investimento em inovação culminou ainda no desenvolvimento de um sistema de alarme com inteligência artificial, modelos preditivos e tecnologia de IoT, que permitiu reduzir para menos de 20 segundos a nossa resposta. Além disso, é graças ao investimento na inovação que conseguimos ter uma Central de Receção de Alarmes exclusiva que é a mais avançada da Europa, em termos de tecnologia, de volume de ligações e de número de peritos profissionais.
2. Os consumidores portugueses gostam de experimentar novos produtos e são abertos à inovação ou, pelo contrário, preferem produtos que já conhecem e que são, para si, valores seguros?
Os consumidores portugueses têm-se mostrado abertos à mudança e à inovação. A prova disso é a grande aceitação, por exemplo, das câmaras Arlo, tanto por parte de novos clientes como por parte dos clientes que já tínhamos. Esta aceitação deve-se exatamente ao caráter de inovação das câmaras, que são únicas no mercado, por terem capacidade de análise inteligente e por estarem ligadas a uma Central Recetora de Alarmes. No entanto, ressalvamos que não são só as câmaras Arlo a ter grande aceitação devido ao seu carácter de inovação: o nosso alarme ZeroVision, que foi premiado pela sua tecnologia, tendo ganho o prémio de Produto do Ano dentro da categoria de inovação em 2022, teve desde cedo uma ótima receção, sobretudo por parte de negócios. Isto deve-se ao facto de funcionar, lá está, de forma inovadora: é o único dispositivo no mercado que proactivamente dissuade os ladrões antes de chegar alguém ao local. O mesmo acontece com o alarme anti-inibição, que temos ligado a uma rede exclusiva ATN, sendo impossível de inibir por se encontrar numa frequência própria. Trata-se de mais um exemplo que resulta de inovação que temos para os nossos clientes, que tem uma grande aceitação e que mostra que os portugueses estão dispostos a experimentarem novos produtos desde que percebam que são uma verdadeira mais-valia e sintam que podem ganhar algo com a mudança.
3. O que traz de novo ao mercado o vosso produto que agora ganhou o prémio Produto do Ano?
As câmaras Arlo, que nos trouxeram o prémio de Produto do Ano, são câmaras que são colocadas no interior e/ou no exterior das casas ou das empresas, que, graças à inteligência artificial, conseguem fazer uma análise inteligente das imagens, detetando movimentos suspeitos e identificando se se trata de pessoas, de animais ou de veículos e identificando se existem situações de risco. Além disso, as câmaras Arlo identificam de forma contínua na cloud as imagens e permitem o acesso imediato à gravação. Esta capacidade de previsão de risco e de vigilância constante juntam-se ao facto de as câmaras Arlo estarem ligadas à Central Recetora de Alarmes, o que permite que as habitações e as pessoas estejam também protegidas.
4. Como é que o mesmo se apresenta/posiciona no seio do vosso portfólio e face aos concorrentes diretos no mercado? Qual a sua proposta de valor?
As câmaras Arlo funcionam no portefólio da Securitas Direct como um complemento aos sistemas de alarmes que desenvolvemos, já que permitem assegurar o fator de vigilância, tão importante para a proteção. Sendo uma câmara com grandes níveis de tecnologia e de inovação, a nossa câmara Arlo destaca-se também por se encontrar ligada à nossa Central Recetora de Alarmes. Isto significa que este produto assegura também a proteção dos consumidores. Ou seja, caso, seja enviado um sinal para a nossa Central Recetora, que está disponível 24 horas por dia, a situação é imediatamente analisada em tempo real pela nossa equipa especializada. Com a presença constante dos nossos funcionários na Central de Alarmes, depois de ser detetado um possível caso de perigo, o vigilante valida com o cliente a existência de uma ocorrência e, caso esta seja confirmada, é imediatamente feito o contacto com a Polícia e enviado um alerta para que todos os procedimentos de segurança e de emergência possam ser acionados. Esta capacidade de resposta constante distingue a Securitas Direct das restantes empresas do setor.
Fernado Solera
Diretor de Marketing da Securitas Direct Portugal
Câmara Arlo Essential Security Securitas Direct foi eleita Produto do Ano 2023 na categoria “Segurança“