Conheces os benefícios de utilizares papel higiénico reciclado?

Conheces os benefícios de utilizares papel higiénico reciclado?

Todos sabemos que a reciclagem já faz parte da rotina diária da maioria dos consumidores portugueses, mas pouca gente sabe quais os problemas ambientais que o uso do papel higiénico convencional pode causar.

 

Vamos a números:

Sabias que …

 

  • Portugal é um dos países que se consome mais papel higiénico no mundo? Estima-se que o consumo médio anual por pessoa em Portugal seja de 7.4 kg.

 

  • São cortadas cerca de 1 milhão de árvores em Portugal para abastecer o consumo de papel higiénico.

 

  • Segundo a QS Supplies, um português gasta em média 11.323 rolos de papel higiénico em toda a sua vida.

 

  • Dados da World Wildlife Foundation revelam que por cada tonelada de papel higiénico produzida são necessárias 1.75 toneladas de fibra virgem. E, segundo Bill Worrel, diretor da Autoridade de Gestão de Resíduos de San Louis Obispo na Califórnia, a produção de cada rolo de papel higiénico requere um consumo médio de 140 litros de água.

 

  • Se um português consumir, em média, 2 rolos e meio de papel por semana, significa um consumo individual de 350 litros de água por semana!

 

Assim, já começamos a perceber que a utilização de papel higiénico reciclado traz inúmeras vantagens ambientais, sociais e económicas.

 

1º Redução de desflorestação: menos produção de celulose (o principal componente do papel higiénico convencional)

 

Economia e energia e água: requer menos energia e água para a sua produção

 

3º Redução de resíduos: dá uma segunda vida às fibras de papel que já foram usadas antes, reduzindo assim a quantidade de resíduos que são enviados para aterros sanitários, contribuindo para a diminuição da poluição do solo e da água

 

4º Contribui para a economia circular: os recursos são reutilizados e reciclados para novos produtos.

 

Em resumo, optares pela utilização de papel higiénico reciclado, contribuis para uma sociedade mais sustentável e com menor impacto ambiental.

 

Com o objetivo de encontrar o Papel Higiénico mais inovador do ano – Produto do Ano 2023, a Netquest, CINT e Netsonda realizaram um estudo de mercado, que contou com a participação de cerca de 5.400 consumidores (entre 18 a 64 anos).

 

Através de um longo processo de avaliação, os consumidores elegeram o Papel Higiénico 100% reciclado do Continente Eco como Produto do Ano, na categoria “Papel Higiénico”, com a nota final de 6.8 (escala de 0 a 10).

 

O Papel Higiénico Compacto de 2 folhas, em que 4 rolos equivalem a 12 é um produto 100% reciclado e a sua cor acastanhada deve-se à utilização de embalagens de bebidas e outros cartões livres de branqueadores óticos. Estes processos permitem uma menor utilização de água e energia na sua produção e resultam num papel mais suave e resistente. O formato compacto permite incluir mais metros por rolo, diminuindo a pegada ecológica da embalagem, do produto e do transporte.

 

Para a eleição do Produto do Ano, a avaliação está assente em três pilares: Inovação, Atratividade e Intenção de Compra.

 

Desta forma, os consumidores atribuíram as seguintes pontuações (numa escala de 0 a 10) para o Papel Higiénico 100% reciclado do Continente Eco: 6.5 valores pela sua Atratividade, 72% dos consumidores gosta de produtos que tenham uma boa relação qualidade/preço. A Inovação deste produto alcançou 6.6 valores, 25% afirma que gosta de produtos que provam a sustentabilidade.

Para a Intenção de Compra do produto, os consumidores atribuíram 6 valores, 52% sente-se motivado a comprar um produto com o selo “Produto do Ano”.

 

Neste estudo, os consumidores experimentaram o Papel Higiénico 100% Reciclado do Continente Eco e revelaram que a Expectativa era de 6.3 valores, atingindo um grau de Satisfação de 7.3 valores.