Uber e Bolt têm cada vez mais queixas em Portugal

Uber e Bolt têm cada vez mais queixas em Portugal

As operadoras de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) chegaram a Portugal inicialmente como um verdadeiro ‘olimpo’ para os utilizadores. Para além da conveniência, trouxeram todo um nível de atendimento durante a viagem. Mas parece isso já não é bem assim.

Segundo o Portal da Queixa, o número de reclamações dirigidas às principais operadoras de TVDE em Portugal continua a crescer. O destaque negativo vai para a Uber, mas a Bolt também tem uma grande percentagem.

Face a 2022, as reclamações contra estes serviços aumentaram 25% neste início de 2023. A Uber lidera as reclamações com 70%, seguida da Bolt com 25% e a Free Now com 3%. A Bolt destaca-se ainda mais pela negativa, com um aumento de 74% nas reclamações face a 2022.

“Entre os dias 1 de janeiro e 5 de junho, foram registadas no Portal da Queixa um total de 487 queixas”, pode ler-se. No mesmo período de 2022 haviam sido registadas 391 queixas. Abaixo detalhamos os 10 principais motivos de reclamação.

10 principais motivos de reclamação contra TVDE no Portal da Queixa

Cobrança indevida – 29% das queixas
Problemas com a faturação – 9%
Não comparência do motorista – 8,2%
Valor excessivo – 8,1%
Comportamento do motorista – 6%
Bloqueio/ativação de conta – 5,8%
Cancelamento de viagem – 5,7%
Condução perigosa – 4,5%
Falta de apoio da marca operadora na solução de problemas ao motorista – 2,8%
Falta de apoio da marca operadora na solução de problemas ao cliente – 2,7%

Perante estes dados, a Uber regista um índice satisfação bastante baixo de 43,9 em 100. Tem uma taxa de resposta aos problemas de 98,6%, mas de resolução apenas 17,1%. A Bolt tem um índice de satisfação de 24,2 (em 100), taxa de solução de 19,4% e taxa de resposta de 24,5%.

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