“Ao volante, o telemóvel pode esperar”: campanha decorre esta semana em Portugal
Nesta terça-feira, 18 de julho, foi lançada a Campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”. Esta encontra-se inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023, e combina esforços da ANSR, Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP).
A campanha decorre entre os dias 18 e 24 de julho, e tem como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas ou mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução. Tal como é referido em comunicado, “a utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente”.
Campanha pretende sensibilizar e fiscalizar o uso do telemóvel ao volante
A utilização destes aparelhos ao volante causa um aumento no tempo de reação a situações imprevistas. Por exemplo, a 50 km/h, olhar para o telemóvel durante 3 segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42 metros com os olhos vendados. Isto é o equivalente a uma fila de 10 carros.
Além do mais, esta é uma infração que pode custar três pontos na Carta de Condução. Vão existir ações de sensibilização da ANSR em território continental e dos organismos e serviços das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira.
Além disso, podes esperar operações de fiscalização pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o Plano Nacional de Fiscalização 2023.
No comunicado, são revelados os locais onde ocorrerão as ações de sensibilização, bem com as operações de fiscalização. Abaixo partilhamos os locais onde podes esperar estas ações nos dias 18, 19, 20, 21 e 24 de julho.
Dia 18 de julho, às 15h00: A5 – Área de serviço, sentido Lisboa – Cascais;
Dia 19 de julho, às 13h00: Rua Pedro da Fonseca e Rua Combatentes da Grande Guerra, Castelo Branco;
Dia 20 de julho, às 8h00: A1 – Portagens de Coimbra Norte/IP3;
Dia 21 de julho, às 8h30: Entre a Rua Professor Dias Afonso e a rotunda de acesso à A41 e A29, sentido sul-norte, Espinho;
Dia 24 de julho, às 16h00: IC10 Km 0,5 sentido Norte-Sul (Acesso Ponte Salgueiro Maia), Santarém.
De realçar que usar o telemóvel ao volante torna-te mais lento a reagir ou a reconhecer perigos. Além da dificuldade de interpretação da sinalização, também leva a desrespeito pelas regras de cedência de passagem.
Editores 4gnews recomendam:
Já podes comprar o Nothing Phone (2) e os Nothing Ear (2) em preto
Toyota pode implementar conceito revolucionário nos seus carros
BenQ tem um novo monitor para quem quer as cores perfeitas