Será que o E-learning veio para ficar?

Será que o E-learning veio para ficar?

O ensino não foge à regra neste mundo cada vez mais tecnológico. Com o online a crescer, a flexibilidade para aprender é maior. São cada vez mais as pessoas que usam a tecnologia para estudar e explorar novas áreas de interesse. Os cursos online são a forma mais popular. É o chamado e-learning ou ensino digital.

 

Não se pode dizer que sempre existiram, mas já havia bastantes cursos à distância, embora os conteúdos não fossem muito abrangentes. No entanto, a pandemia veio dar um destaque diferenciado e um empurrão significativo a novas formas de ensino, formação e aprendizagem.

 

Hoje proliferam as plataformas que prometem formação rápida, certificada e… sem sair de casa. Estas disponibilizam cursos acedidos exclusivamente na modalidade de e-learning ou híbridos com aulas presenciais e virtuais.

 

A maioria das plataformas de e-learning existentes são desenvolvidas com as mais recentes tecnologias, sendo atualizadas com frequência. São também plataformas multidispositivos, ou seja, podem ser acedidas no computador, no tablet ou no smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Cursos “à la carte”

 

Porque o saber não ocupa lugar e o conhecimento está sempre a evoluir, os conteúdos de aprendizagem disponíveis nestas plataformas têm de acompanhar esta evolução.

 

E na senda da inovação acessível a todos são cada vez mais as empresas, plataformas, escolas e universidades que disponibilizam cursos online gratuitos, também conhecidos como cursos MOOC. E oferecem igualmente certificados que comprovam as competências dos formandos. Basta digitar a área  de interesse num destes websites, clicar no botão de pesquisa e eis que surgem milhares, exatamente, milhares de cursos à disposição de quem quiser estudar, valorizar-se ou até aprender a ser formador.

 

As áreas de formação são tão diversificadas que abrangem literalmente todas as escolhas possíveis. Senão vejamos: agricultura, ambiente, artes, assistência social, ciência e tecnologia, coaching, comunicação, construção civil, contabilidade, cuidados de beleza, culinária, desporto, direito, educação, finanças, gestão e administração, indústria e tecnologia, informática, jornalismo, línguas estrangeiras, logística, marketing e publicidade, mecânica, música, nutrição, psicologia, qualidade, recursos humanos, religião, saúde animal, saúde e bem-estar, secretariado, segurança alimentar, segurança e higiene no trabalho, turismo e lazer… são apenas algumas num oceano de ofertas de e-learning.

 

Qualificação e aperfeiçoamento

 

Estas formações dispõem de um método interativo, visando sempre o desenvolvimento do e-formando, que pretende responder às necessidades educativas de diferentes profissionais, ajustadas ao mercado de trabalho ou simplesmente à vontade de valorização pessoal. E são também cada vez mais as empresas que querem dotar os seus funcionários de novas capacidades, sendo esta uma forma de qualificação certificada à medida das mais variadas necessidades laborais.

 

Ao longo da aprendizagem, os canais de comunicação existentes permitem realizar grupos de debate, demonstrações, simulações, etc. E outra mais-valia é o facto de a frequência destes cursos permitir conciliar a aprendizagem com os compromissos pessoais e profissionais.

 

Estas novas formas de ensino aberto e massivo vieram para ficar e fazer parte do desenvolvimento pessoal e da carreira profissional. 

 

Cabe a quem gere estas plataformas fomentar a produção de conteúdos relevantes para a sociedade, nomeadamente incentivando a requalificação e a aprendizagem ao longo da vida, abrir novos mundos, criando constantes e inovadoras rotas de conhecimento, assim como estimular a literacia digital.