Negócios virtualmente inteligentes

O que até há bem poucos anos poderia parecer coisa de ficção científica, hoje já ninguém estranha que exista tecnologia capaz de simular a inteligência humana. Umas vezes com mais sucesso do que outras, a inteligência artificial (IA) vai ganhando espaço no dia-a-dia das pessoas e das empresas, abrindo um mundo de novas possibilidades, desde assistentes virtuais, até máquinas capazes de executar tarefas complexas. 

Uma solução de IA é composta por diversas tecnologias, incluindo redes neurais artificiais, sistemas de aprendizagem e algoritmos que podem aproximar-se da inteligência humana e tentar reproduzi-la, facilitando a vida de pessoas e organizações. 

Nas empresas

A IA é bastante visível no departamento de marketing. Por exemplo, por meio de chatbots, media pagos, recomendações por meio de algoritmo, etc.  No processo comercial também está presente em plataformas de vendas que aceleram todas as etapas.

A utilização de algumas das ferramentas de inteligência artificial pode melhorar o atendimento oferecido pela empresa. Por exemplo: 

 

a) Chatbots

 

A inteligência artificial é usada para tornar os chatbots mais inteligentes à medida que interagem com os seres humanos. Ao recolher informações por meio do processamento de linguagem neural (NPL), esses bots passam a aprender coisas novas a cada nova interação. Dessa forma, são capazes de se adaptar às necessidades de cada pessoa que interage com eles. Os chatbots baseados em IA podem desenvolver conversas mais interativas com os utilizadores, oferecendo assim uma experiência mais razoável. 

 

b) Media pagos

 

Com a ajuda da IA, empresas de todos os setores podem criar anúncios pagos cada vez mais personalizados de acordo com o desejo de compra dos seus potenciais clientes.  Isso só é possível graças ao machine learning, que processa as informações que os utilizadores fornecem no meio digital e cria combinações de anúncios direcionados para cada perfil. O Google, por exemplo, começou a utilizar o machine learning para otimizar os anúncios na sua plataforma de busca.

A inteligência artificial extrai dados de fontes online e, ao reunir novas informações a cada venda, o próprio sistema melhora a sua perceção de perfis e tendências. Essa prática traz uma previsão das vendas futuras, o que ajuda no direcionamento de novas estratégias para alcançar as metas pré-estabelecidas.

 

c) Recomendações

 

Hoje, os sistemas de recomendações baseados em inteligência artificial já fazem parte do nosso dia-a-dia. Eles recolhem dados de milhões de pessoas para recomendar produtos, serviços, filmes, séries e muitas outras coisas. Um bom exemplo disso são os serviços de streaming como Netflix, Amazon, Spotify ou Apple Music, que utilizam a tecnologia de machine learning para recomendar filmes, séries e músicas com base no histórico de atividades de cada utilizador. 

Tendências 

Embora Portugal tenha começado tarde  a promover o desenvolvimento e a utilização da IA, em linha com as diretivas da Comissão Europeia, muitas empresas já possuem projetos baseados em machine learning ou inteligência artificial. E a IA pode ser já uma das principais tecnologias que sustentam financeiramente o mercado. 

De acordo com a Forbes, as principais tendências de IA para o futuro empresarial próximo são: segurança cibernética; potencializador da força de trabalho; modelagem de uma linguagem melhor; impulsionador de criatividade; metaverso. 

Ao contrário do que muitos pensam, não importa o quão avançada uma inteligência virtual pareça ser, o seu objetivo não é “substituir” os seres humanos, mas sim ajudar a fomentar as suas capacidades.

Pode dizer-se que começou uma nova revolução no mundo dos negócios.