Lisboa ilumina-se: “Discover TikTok Portugal” revela um mundo de criatividade ilimitada e oportunidades de negócio
Particularidades locais do TikTok: um centro de inovação com mais de 3,3 milhões* de pessoas envolvidas mensalmente
Com mais de 3,3 milhões de pessoas a utilizar de plataforma em Portugal todos os meses*, trata-se de um mundo vibrante onde a inspiração e a criatividade podem prosperar sem barreiras, e as oportunidades de negócios são ilimitadas. “Discover TikTok Portugal” foi o evento realizado pela plataforma em Lisboa, servindo para demonstrar todo o seu potencial a criadores, parceiros e marcas.
O TikTok tornou-se um verdadeiro palco global para talentos inexplorados. Aqui, uma marca ou criador local podem facilmente destacar-se globalmente pela sua autenticidade e criatividade. Trata-se assim de uma ferramenta poderosa para disseminar a cultura portuguesa para o mundo.
TikTok abrange todos os setores
O TikTok mudou a forma como os conteúdos são criados, descobertos e consumidos na era digital: o seu sistema de recomendação único e a abordagem de conteúdos gerados pela comunidade permitem descobrir um leque diversificado de criadores, independentemente da sua localização geográfica e antecedentes. É uma plataforma aberta, onde a criatividade e a autenticidade estão no centro de tudo. Com os conteúdos a deixarem de ser unidireccionais, todos têm espaço para partilhar o seu interesse ou envolver-se com um interesse em comum através do seu POV (ponto de vista) único, o que conduziu a uma comunidade democrática e diversificada, que é hoje a força vital do TikTok.
Este ano, a comunidade BookTok em Portugal registou um crescimento notável, particularmente sob a hashtag #BookTokPortugal, que acumulou mais de 140 milhões de visualizações. Entre os diversos criadores que prosperam neste espaço está Beatriz Rosa, conhecida como @rosasininho, que se foca na literatura LGBTQ+ e rapidamente se tornou uma figura de relevo, tanto na comunidade BookTok, como na comunidade LGBTQ+. Também a comunidade de Makeup/lifestyle é uma das mais icônicas na plataforma, com diversos criadores portugueses a destacarem-se globalmente.”Mais do que uma plataforma de entretenimento, para mim o TikTok representa a oportunidade de explorar coisas novas todos os dias, tanto enquanto utilizadora, como criadora. Abro a plataforma e vejo conteúdos que me inspiram e gravo-os com a esperança de inspirar também outra pessoa.” Mind of Mary, criadora de conteúdos no TikTok.
A diversidade e pluralidade de parceiros que abraçaram a plataforma, de diferentes setores como o desporto e o entretenimento, permitiu ao TikTok representar cada vez mais as nuances típicas de Portugal. É com grande orgulho que o TikTok acolheu contas como a Volta a Portugal em Bicicleta (@voltaaportugal), o Festival da Canção (@festivaldacancao) ou a Federação Portuguesa de Futebol (@portugal).
TikTok investe na comunidade
Para permitir que a criatividade prospere e que os criadores se sentem seguros para exprimir o seu verdadeiro “eu”, o TikTok está a investir fortemente na segurança da plataforma, com mais de 40 000 (dos quais +6 000 moderadores na Europa) pessoas dedicadas a trabalhar para a segurança da plataforma.
A plataforma aplica rigorosamente as suas Diretrizes da Comunidade para proibir violações de conteúdos. Já para aumentar a segurança dos utilizadores, especialmente para o público mais jovem (13+), o TikTok utiliza ferramentas tecnológicas avançadas e definições de segurança robustas. Uma das mais importantes medidas, introduzida em março de 2023, inclui um limite de visualização diária de 60 minutos por defeito para utilizadores com menos de 18 anos, uma restrição que quase três quartos dos jovens utilizadores optaram por manter. Outras salvaguardas incluem contas privadas predefinidas para utilizadores com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, a restrição de mensagens diretas a maiores de 16 anos e a limitação da capacidade de iniciar uma sessão LIVE a utilizadores com mais de 18 anos.
Para além da segurança, o TikTok também se concentra na promoção de relações e parcerias locais, reconhecendo a sua importância na obtenção de conhecimentos e nuances culturais essenciais para o reforço da comunidade e para o desenvolvimento de laços locais. Em Portugal, o envolvimento do TikTok vai para além dos negócios: a plataforma cultivou relações sólidas com a Secretaria de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, a Miúdos Seguros e a APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros), fomentando estas ligações para obter uma compreensão profunda e servir eficazmente o mercado português.
“A leitura é uma ferramenta poderosa. Criar novos mundos e novas interpretações do mundo em que vivemos é o caminho para um futuro melhor para as próximas gerações. Por detrás de cada salto humano encontramos um escritor e um livro. E é por isso que na APEL pensamos que os hábitos de leitura são o caminho imediato para uma sociedade melhor. Nos últimos anos, temos visto as redes sociais e as plataformas assumirem um papel importante na disseminação de hábitos de leitura e de uma conversa sem filtros entre pares em torno de escritores e da leitura. Principalmente o TikTok, que tem sido uma das principais alavancas para aumentar os hábitos de leitura em Portugal. É muito importante ver o impacto positivo que o TikTok está a ter na compra de livros também e especificamente nas novas gerações e é por isso que as editoras e livrarias vêem no TokTok um meio muito importante para os seus negócios e a necessidade de o ter como uma ferramenta salutar e regulada para fomentar o amor pela litura em cada vez mais pessoas e a paixão do ativismo pela literacia”. Pedro Sobral, Presidente da APEL
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