Inteligência artificial, big data e sustentabilidade são algumas das tendências para a logística em 2023

Inteligência artificial, big data e sustentabilidade são algumas das tendências para a logística em 2023

Com a chegada de um novo ano, é altura de traçar novos objetivos e de preparar os negócios para as novas tendências e todas as oportunidades que poderão surgir a partir delas. Tecnologia, sustentabilidade e segurança são algumas das temáticas que marcarão o futuro do setor da logística e distribuição.

“Qualquer empresa de logística e distribuição que se queira destacar e obter melhores resultados tem de se adaptar ao contexto que a rodeia. Num mundo em constante mudança, é importante mantermo-nos recetivos e preparados para nos adaptar. Só assim conseguiremos corresponder àquilo que o mercado exige”, declara Mariana Jota, Diretora de Estratégia de Vonzu.

Assim, de modo a compreender o que esperar do ano de 2023, a tecnológica catalã Vonzu reuniu as cinco principais tendências a ter em conta para os próximos tempos.

1. Regionalização: Como consequência do crescimento do comércio através de plataformas digitais, as cadeias de abastecimento precisam, inevitavelmente, de sofrer alterações. Os consumidores são cada vez mais exigentes e a oferta é cada vez maior, pelo que é importante manter a qualidade e a eficiência dos serviços. O estabelecimento de rotas de distribuição mais concentradas geograficamente é uma forma eficaz de contornar esta questão, pelo que será uma das principais tendências para o ano que agora começa.

2. Logística verde: A descarbonização, a redução da emissão de gases poluentes e as alterações climáticas são preocupações crescentes para os consumidores, pelo que é importante para as empresas adaptar as suas operações. A tendência da regionalização, mencionada anteriormente, é uma das estratégias cada vez mais utilizadas como forma de reduzir a sua pegada ecológica. O estabelecimento de percursos mais concentrados, distribuídos por áreas mais restritas, não só contribui para a rapidez nas entregas, como reduz significativamente os custos ambientais inerentes a estes serviços.

3. Transparência e visibilidade: Segurança é uma das palavras-chave para 2023, até porque se o futuro é digital, é impossível esquecer o tema da privacidade de dados. Fugas de informações dos clientes são uma nuvem negra que paira neste setor. É fundamental investir em soluções e parceiros que garantam, não só a segurança dos dados, como também a transparência para com o cliente durante todo o processo. Cada vez mais os clientes valorizam a partilha de informações como a localização exata da sua encomenda, o percurso que fará até ao destino e o tempo estimado de entrega, pelo que, se o objetivo é ganhar confiança e fidelizar clientes, apostar neste tipo de dinâmica deverá ser algo a considerar.

4. Inteligência artificial: O uso de inteligência artificial e mecanismos de automação em processos logísticos está a revolucionar o funcionamento das cadeias de abastecimento, não apenas ao nível dos armazéns, mas também na própria distribuição e recolha de encomendas. Esta tecnologia é capaz de executar tarefas metódicas de forma mais rápida e agilizar diversos processos, traduzindo-se num complemento positivo ao trabalho humano.

5. Big Data: Não é novidade que o mercado está cada vez mais competitivo e, por isso, é fundamental estar constantemente à procura de novas estratégias para fidelizar clientes e corresponder às suas necessidades e expectativas. A utilização adequada de Big Data não apenas fornece informações valiosas sobre os clientes, dado ao facto de ser capaz de analisar rapidamente um grande volume de dados, como ainda permite a medição e a otimização de processos, sempre com vista a melhorar a satisfação do cliente face às suas entregas.

Todas estas tendências que podem vir a ter consequências no setor devem começar a ser tidas em conta pelas diferentes empresas de logística e distribuição para que se preparem devidamente para o que aí vem. Estamos a viver a era da digitalização e soluções como a Vonzu podem apoiar as empresas a adotar e dinamizar estas tendências, ajudando-as a ganhar vantagem competitiva.