Assistente digital da Lusíadas Saúde recebe prémio europeu de inovação em saúde

Assistente digital da Lusíadas Saúde recebe prémio europeu de inovação em saúde

Grupo Lusíadas Saúde foi distinguido pelos Prémios Europeus de Hospitais Privados na categoria de Inovação em Saúde, um reconhecimento que surge no seguimento do lançamento e implementação da Lusi, a primeira assistente por voz para marcação de consultas a nível mundial.


Os Prémios Europeus de Hospitais Privados têm como objetivo galardoar as melhores práticas e iniciativas no setor hospitalar privado europeu. Nesta segunda edição, realizada em Lisboa, a assistente digital da Lusíadas Saúde sagrou-se como um dos projetos vencedores, tendo recebido o prémio de Inovação em Saúde.

Desenvolvida em parceria com a startup portuguesa AgentifAI e lançada pelo Grupo Lusíadas Saúde no final de 2021, a Lusi deu um passo em frente na digitalização do setor da saúde em Portugal e no mundo, ao se tornar a primeira assistente virtual, por voz e texto, para a gestão de marcações, com o objetivo de melhorar a experiência de acessibilidade dos seus clientes, sem tempo de espera.

Hoje, mais de um ano depois, esta solução tecnológica que opera com base em inteligência artificial e programação natural language understanding – que lhe possibilita ter uma comunicação mais natural e empática – já “conversou” com cerca de dois milhões de portugueses, permitindo-lhes marcar consultas e obter informações sobre os serviços das unidades de saúde.

“É com muito orgulho que vemos este nosso projeto ser reconhecido a nível internacional, um feito que espelha o compromisso que temos e queremos preservar na constante melhoria da saúde dos nossos clientes. O empenho em estar na dianteira da inovação é máximo, explorando a tecnologia como um importante aliado na missão de contribuir para uma melhor saúde de todos”, refere Sofia Couto da Rocha, Chief Transformation Officer da Lusíadas Saúde.

A digitalização tem sido uma das missões do Grupo Lusíadas Saúde, com o propósito de personalizar e aprimorar cada vez mais a relação com os seus clientes. À assistente digital Lusi junta-se o conjunto alargado de canais de comunicação pelos quais os clientes podem contactar o Grupo, em particular através do Contact Center do Grupo, da app +Lusíadas, das redes sociais e também do WhatsApp e do Facebook Messenger.