HXM Analytics – A nova ferramenta que analisa e prevê o comportamento dos colaboradores

HXM Analytics – A nova ferramenta que analisa e prevê o comportamento dos colaboradores

HXM Analytics é uma solução de analítica avançada para gestão de recursos humanos que não só prevê e antecipa a saída de profissionais, necessidades, descontentamento ou problemas de motivação, como também ajuda os gestores a desenhar propostas e benefícios à medida de cada perfil de colaborador, permitindo o acesso a indicadores de felicidade, envolvimento e desenvolvimento de cada elemento da organização.

 

Através de inteligência artificial e Machine Learning, esta solução analisa permanentemente toda a informação profissional e pessoal dos colaboradores, e oferece uma visão holística e integrada do ciclo de vida dos mesmos às equipas de recursos humanos e aos líderes das empresas, de uma forma simples e intuitiva. 

 

Quando contratamos um recurso tendemos a olhar exclusivamente para o seu percurso, perfil e competências profissionais. Mas um recurso é bastante mais do que isso. São acima de tudo pessoas com personalidades, experiências e estágios de vida diferentes que condicionam fortemente os seus objetivos profissionais, ambições, prioridades e motivação”, disse Jorge Afonso, Manager de Analítica Avançada da Milestone.

 

A solução trabalha os três pilares fundamentais numa boa liderança desta experiência humana na organização: 

  • A atração da pessoa certa para o lugar certo, no momento certo, através da identificação do perfil correto (competência, experiências profissionais e pessoais, estágio de vida, gostos, entre outros) mais ajustado à função, empresa equipa e cultura. 
  • O desenvolvimento desse talento, com foco nos objetivos e com base numa boa experiência, permanente feedback e formação ajustadas.

 

A retenção através de processos e ferramentas de compensação, reconhecimento e identificação de top talents, baseado em factos em tempo real.

 

Pandemia agravou gestão de recursos humanos e aumentou procura por estas ferramentas

 

A pandemia trouxe consigo novos modelos de trabalho, novos mecanismos de comunicação, empurrou as pessoas a redefinirem os seus propósitos e prioridades e ergueu uma série de barreiras e desafios à gestão de RH das organizações.

 

De acordo com o relatório Gallup 2021, 51% dos colaboradores afirmam estar à procura de novas oportunidades de trabalho. Cerca de 7 em cada 10 empregados estão a atravessar um período de luta e/ou sofrimento nas suas vidas, e 80% não estão envolvidos no trabalho. Esta falta de envolvimento custa à economia global 8,1 triliões de dólares, quase 10% do PIB, em produtividade perdida todos os anos.

 

“A informação que o HXM Analytics oferece é crucial para os gestores conseguirem ajudar os seus colaboradores a crescer, a serem felizes, a alcançar as suas metas, a endereçar as suas necessidades. Cada caso é um caso. Não há um modelo de gestão igual para todos, porque todos são diferentes”, sublinhou Jorge Afonso. 

 

O HXM Analytics consegue endereçar as principais fases do ciclo do colaborador, desde o seu início na empresa à sua reforma: AttrationRecruitmentOnbordingEngagementPerformanceDevelopmentSucession e Retention.

 

O centro de Analítica Avançada desenvolveu os grupos com base em técnicas de profiling e os perfis, ou personas, indexadas a cada um dos ciclos de vida do colaborador. 

 

O negócio cresce graças às pessoas. Está no interesse das empresas ter colaboradores felizes, motivados, que vestem a camisola. Aumentar a produtividade, reduzir a taxa de absentismo, lutar contra de designada Great Resignation”, disse o mesmo executivo da Milestone. 

“Esta solução dá todas as dicas e apresenta todos os sinais de alerta para que as equipas de RH e todos os gestores de equipas façam o seu trabalho de forma correta. Inclusive ao indicar que um colaborador apresenta sinais de descontentamento, e que poderá sair, permite que as empresas encontrem uma alternativa mais rapidamente, reduzindo os custos e o risco de falta de mãos de obra na empresa.”

 

O HXM Analytics vais estar disponível no modelo de licenciamento para todo o tipo de mercados.