Suplementos naturais ajudam culturas a resistir às alterações climáticas

Suplementos naturais ajudam culturas a resistir às alterações climáticas

O stress, seja solar ou hídrico tem influência na produção das plantas. Mas já existem soluções naturais no mercado que permitem atenuar as suas consequências.

 

Um dos maiores desafios que o Homem enfrenta, a par das alterações climáticas, prende-se com o facto de se encontrar uma forma de alimentar a população mundial, que, segundo estudos, poderá chegar aos 10 mil milhões em 2050.

 

No entanto, existe uma agravante, a área agrícola não só está a diminuir, como as próprias culturas são afetadas pelas mudanças climáticas.

 

Como resolver esta questão?

Uma das soluções poderá estar na utilização de suplementos nutricionais que ajudam a cultura onde ela necessita. Por um lado, oferecendo os nutrientes necessários para prosperar e, por outro, defesas para resistir, como por exemplo ao stress, seja solar ou hídrico.

 

Em Saint-Malo, França, os investigadores da Timac Agro estiveram oito anos a investigar o poder das algas da Bretanha. Estas, pela particularidade da geografia, nomeadamente das marés, têm uma resistência ímpar. Não só resistem ao stress hídrico como conseguem vencer o vento, a salinidade e a variação de temperaturas.

 

Foi assim que, no Centro Mundial de Inovação (CMI), surgiu a ideia de utilizar as algas, a par de minerais, para criar soluções que permitissem auxiliar as culturas, resultando em 450 ensaios laboratoriais e 250 ensaios de campo em diferentes países, Portugal incluído.

O resultado foi a obtenção de um conjunto de suplementos, ou a chamada bioestimulação, de uma forma simplista, trata-se de dar compostos derivados de substâncias naturais que, quando aplicado à planta, irão permitir dar uma maior proteção para o tão temido stress e, com isso, aumentar a sua produção. 

 

Existe uma outra vantagem, a solução pode ser aplicada a praticamente todas as culturas, o que muda é o preparado. Como? O técnico analisa as condições da cultura, verifica o seu estado anémico e define o suplemento a utilizar. Depois do devido acompanhamento da cultura, são realizadas as devidas adaptações ao longo do ciclo de vida da mesma.

 

Temos como exemplo, uma macieira. Entre a plantação da mesma e a retirada da fruta há todo um ciclo que passa por várias fases. Em todas elas as necessidades da planta são diferentes. Se o agricultor acompanhar o estado da árvore, pode adaptar os nutrientes necessários para que a planta esteja no seu máximo. Não só dar-lhe-á uma maior resistência aos vários tipos de stress e às alterações climáticas como aumenta a sua produção.

 

 

Sendo as exigências alimentares cada vez maiores, é essencial haver soluções como esta. Se em 1950 um hectare conseguia alimentar uma pessoa, as previsões apontam para que, em 2050, esse mesmo hectare tenha de ter uma produção capaz de alimentar, pelo menos cinco pessoas. Sendo, por isso, importante e necessário conseguir aumentar a produção por hectares. A preparação das culturas às alterações climáticas e o devido acompanhamento ao longo dos ciclos de vida poderão ser a solução, não só porque a bioestimulação ou a utilização de suplementos nutricionais permitem melhorar a produção das culturas, como protegem o ciclo de vida do solo e otimizam o consumo de água.