Apenas 27% dos portugueses prevê poupar nas iluminações de Natal

Apenas 27% dos portugueses prevê poupar nas iluminações de Natal

A Klarna, serviço de banca de retalho, pagamentos e compras a nível global, revela as preferências e tendências dos portugueses para esta nova época natalícia. Desde decorações a presentes, passando ainda pelos famosos “Amigo Secreto”, o estudo indica que 87% dos inquiridos nacionais vão decorar a casa para este Natal e apenas 27% vai ter em atenção a redução do consumo energético com os enfeites.

 

Curiosa por perceber como o Natal será celebrado pelo mundo, a Klarna construiu um relatório feito com base a inquéritos a mais de 17.000 consumidores, de 17 países em três continentes, incluindo Portugal. Em solo nacional, a larga maioria das pessoas irá decorar a casa (87%) e começa a fazê-lo em Dezembro (66%). Entre os inquiridos, só nos Estados Unidos é que a maioria arranca com as decorações mais cedo, em Novembro (52%).

 

As preocupações energéticas estão no centro da discussão pública mas, ainda assim, apenas 27% dos inquiridos portugueses vai optar por reduzir o consumo de eletricidade com as decorações. Entre os países incluídos, apenas Reino Unido, Irlanda e Polónia contam com a maioria de consumidores a optar pelo menor uso de eletrónica nas decorações.

 

Aqui ficam mais conclusões a retirar do estudo:

 

Decorações de Natal

 

  • 54% dos portugueses não vai gastar dinheiro em novas decorações;

      19% prevê gastar até 25€ e 16% prevê gastar até 50€;

  • 45% dos inquiridos nacionais vai decorar com a mesma dedicação de anos anteriores;

      27% prevê utilizar menos decorações elétricas;

      13% prevê utilizar mais decorações DIY (Do it yourself) com uma dedicação à criação das próprias decorações;

  • 92% dos portugueses utilizará uma árvore de natal artificial (vs. 11% árvore real);

      61% vai decorar a árvore com ornamentos e 47% com luzes também;

      Apenas 32% prevê uma decoração da árvore mais minimalista com pouca ou nenhuma luz;

  • O presépio estará presente em 41% das casa portuguesas, contrabalançando com 8% no Reino Unido, 13% no Canadá e 18% nos EUA;

 

Presente de Natal

 

  • 89% dos consumidores portugueses irá comprar presentes de Natal

       Valor sobe para 92% na geração Millennial

  • 49% começa as compras de Natal em Novembro, contra 39% que só começa em Dezembro.

       A Bélgica é o país que atrasa mais o início das compras, com a maioria dos consumidores só a começar em Dezembro.

  • 87% dos portugueses vai tentar “Poupar/Ser mais eficiente” nas compras de presentes de Natal;

       60% Utilizando cupões e promoções;

       45% Utilizando websites de comparação de preços;

       33% Utilizando aplicações de compras

  • 57% das mulheres em Portugal gostariam de receber um perfume este Natal, seguido de maquilhagem ou produtos de skincare;
  • Quanto aos embrulhos, a geração Z é a mais consciente ambientalmente, com 43% a reutilizar papel de embrulho ou a usar soluções mais sustentáveis;
  • Os animais de estimação não estão esquecidos, com 54% dos consumidores nacionais a afirmarem que vão dar presente de natal aos seus animais domésticos (vs. 77% no Reino Unido). Uma vez mais, é a Geração Z a mais participativa, com 59% a presentar os seus fieis companheiros patudos. Comida/Doces (60%) e Brinquedos (58%) são as opções mais escolhidas.

 

“Amigos Secretos”

 

  • 53% dos portugueses participam em jogos de amigo secreto entre familiares e amigos, e alarga maioria (80%) estabelece limites de gastos:

      50% estabelece o limite de gasto em 10€;

      25% estabelece o limite de gasto em 25€.