SÃO 20 OS FINALISTAS DO ACELER@TECH

Desde visitas virtuais com imersão em 3D a bilhética para eventos assente em tecnologia blockchain ou experimentação global através da cultura gastronómica, o Aceler@Tech in Portugal – que vai atribuir mais de 20.000 euros em prémios financeiros aos projetos vencedores – já tem finalistas e são 20.

Durante a primeira fase de aceleração do programa internacional organizado pela Acredita Portugal, com o apoio do Turismo de Portugal no âmbito do Programa FIT, as equipas estruturaram o seu modelo de negócio e aspetos da sua empresa. A grande maioria dos participantes – 64,71% – consideraram este processo útil e 84,71% dizem estar mais preparados para trazer o seu projeto para Portugal. 86,9% recomendam o programa de aceleração a outras startups.

O Acelera@Tech tem como objetivo atrair para Portugal a melhor inovação ligada ao Turismo, contribuindo para o aumento da competitividade e inovação do setor. A primeira edição do programa contou com três centenas de candidaturas oriundas de todo o mundo. A maior parte dos projetos candidatos são europeus, mas estão representados todos os continentes, e, para além de Portugal, os principais países inscritos foram o Brasil, EUA, Índia, Singapura, Paquistão, Grécia, Alemanha e Espanha.

Os 20 finalistas, agora anunciados, transitam para uma segunda fase de aceleração, na qual irão ser postos em contacto com diversos mentores com experiência no desenvolvimento de negócio e/ou na área do Turismo, investidores nacionais, empresas portuguesas líderes do setor com quem poderão desenvolver pilotos e startupsportuguesas ligadas ao Turismo com quem poderão explorar sinergias.

O objetivo do Acelera@Tech é criar e desenvolver novos negócios baseados em ideias inovadoras e disruptivas no setor do Turismo, apoiando o desenvolvimento de projetos que contribuam para a sustentabilidade económica, social e ambiental e agregando tecnologias e métodos disruptivos que ajudem as empresas a passar dos modelos operacionais tradicionais para tecnologias avançadas e processos mais eficientes.

Fernando Fraga, diretor de Inovação da Acredita Portugal, explica a relevância do programa já que “um Turismo competitivo e inovador é essencial para manter o posicionamento de Portugal enquanto player mundial no setor e conseguir ultrapassar os desafios atuais. Programas como o Aceler@Tech permitem estimular a inovação das nossas startups, identificar o que de melhor se faz neste contexto e promover a sua implementação nas empresas portuguesas, criando melhorias que tornem o Turismo nacional uma referência à escala global”.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que tinha marcado presença na sessão de abertura do Aceler@Tech, afirmou que no objetivo de posicionar Portugal na liderança mundial do Turismo, a “intervenção do Turismo de Portugal faz-se também através da parceria desenvolvida com intervenientes responsáveis por organizar programas de aceleração – como a Acredita Portugal, universidades e investidores, que tornam possível identificar boas ideias e criar um ecossistema dinâmico no setor do Turismo.”