Em linha com o compromisso de colocar as pessoas no centro da atividade, a Liberty lançou o “O Melhor Presente”, uma experiência neuropsicológica com a qual demonstrou, com a ajuda da tecnologia e da inovação, o valor das palavras e dos gestos de carinho e afeto das pessoas que mais nos são próximas, num contexto caracterizado pela incerteza.
Com esta iniciativa, a seguradora, reconhecida pelo seu modelo inovador de trabalho digital e flexível, construído em conjunto com os seus colaboradores, quer desejar a todos um feliz Natal e realçar a importância de promover o bem-estar emocional.
Santos Suárez, Diretor de Comunicação, Reputação Corporativa e Sustentabilidade da Liberty Europa, salienta: “Trabalhamos para que as pessoas se sintam seguras e incluídas e não há melhor maneira de o demonstrar do que iniciando uma cadeia de mensagens de afeto e carinho. Temos que colocar em primeiro plano o que importa, os sentimentos que temos uns pelos outros, verbalizar as nossas emoções e deixar em segundo plano os presentes materiais.”
Três grupos de familiares e amigos, um de cada um dos países em que a empresa opera no mercado europeu (Portugal, Espanha e Irlanda), foram submetidos a esta experiência levada a cabo pela empresa de neurotecnologia Bitbrain.
Cada um dos membros de cada grupo deu ao seu parceiro um presente material e uma carta emotiva, enquanto o impacto emocional de cada presente era analisado.
De acordo com os resultados, o momento em que receberam esta mensagem de afeto, em comparação com o momento em que receberam um presente material, aumentou em mais de 50% o impacto emocional, o grau de surpresa causado pela experiência; em 58% o sentido de compromisso, o grau de ligação pessoal; e em 53% o grau de atração.
“Os dados são muito conclusivos e mostram também como os participantes sentem frustração e desilusão quando abrem presentes materiais, algo que não acontece quando nos dão essa mensagem de afeto, capaz de manter, e mesmo aumentar, o impacto emocional imediato”, explica María López, CEO da Bitbrain.
Para esta iniciativa, foram utilizadas duas ferramentas: um electroencefalograma (EEG), que fornece informações sobre a atividade cerebral, e um galvanómetro, que avalia a resposta galvânica ou a transpiração da pele, com as quais a empresa foi capaz de analisar objetivamente as emoções reais sentidas pelos participantes na experiência.
Além disso, para este projeto a Liberty contou também com a participação de Ciara Molina, uma psicóloga especializada em Gestão Emocional e Crescimento, que acompanhou os participantes neste processo. “Se há uma coisa que os seres humanos não podem suportar, é a incerteza. É o contacto com os nossos mais queridos que nos ajuda a resolver todo esse desconforto emocional, demonstrando que o melhor presente que se pode dar aos outros é o amor”, explica Ciara Molina.
Com “O Melhor Presente”, a Liberty encerra um ano de transformação, durante o qual procurou sempre colocar as pessoas em primeiro lugar. A seguradora foi reconhecida pela primeira vez, e simultaneamente nos quatro países em que opera na Europa, como uma das melhores empresas para trabalhar, de acordo com o ranking “Great Place To Work”, graças aos seus colaboradores e ao Liberty Digital Way, o seu novo modelo de organização digital baseado na confiança e flexibilidade.
Através de inquéritos e de escuta ativa, os colaboradores deixaram claro que não queriam voltar ao modelo de trabalho presencial que existia anteriormente, criando um modelo alinhado com o processo de digitalização que a empresa está a sofrer com o objetivo de se tornar a primeira companhia de seguros a 100% na nuvem.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |