Quem são os vencedores dos Prémios de Inovação da Altice?

Quem são os vencedores dos Prémios de Inovação da Altice?

Luva que ajuda a detetar o cancro e um projeto de segurança aérea são os vencedores do prémio de inovação da Altice.

 

Altice International Innovation Award (AIIA), prémio que distingue, promove e apoia talento tecnológico, anunciou os vencedores da quinta edição desta iniciativa que tem como objetivo reforçar o posicionamento de Portugal no desenvolvimento da inovação.

 

O projeto da startup “Glooma“, que deu origem ao “SenseGlove”, desenvolveu uma luva de rastreio médico que pode ser utilizado em casa através de uma aplicação móvel e que complementa o auto-exame mamário.

 

A “SenseGlove” utiliza sensores piezoelétricos que permitem detetar anomalias, benignas ou malignas, no tecido mamário, e controlar o seu tamanho e textura. O projeto recebeu 50 mil euros como prémio.

Esta luva está em fase de protótipo, mas a empresa já está a aceitar pré-reservas.

 

Já o projeto Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks é um framework conceptual focado em veículos aéreos não tripulados, autónomos e em rede, para prevenção da colisão com objetos de reduzida dimensão, procurando atingir níveis aceitáveis de segurança e confiabilidade.

 

A edição deste ano contou com a parceria entre a Altice Labs e a Agência Nacional de Inovação (ANI) -, a Altice International Innovation Award promove projetos “Born from Knowledge” (BfK) que distingue projetos portugueses intensivos em conhecimento, assim como startups nacionais que se destacam em atividades de Investigação e Desenvolvimento.